A insônia é conhecida pela dificuldade de dormir, prejudicando o desempenho da pessoa durante o dia.
Para ser considerada insônia crônica primária, é necessário uma frequência acima de um mês essa dificuldade em dormir. Antes disso são consideradas perturbações passageiras ou quadro isolados de insônia, que são causados por pelos eventos do dia, sejam eles desagradáveis, ou situações de felicidade eufórica, ou a ansiedade por situações futuras.
Em nosso entendimento Holístico, os diversos tipos de insônia, mesmo as crises momentâneas, refletem o estado interior de dificuldade de desapego das situações do cotidiano.
As principais causas da insônia são as preocupações excessivas com os acontecimentos. O quadro é agravado pela sensação de despreparo para lidar com os obstáculos, não se sente emocionalmente forte para resolver as confusões, nem suportar as demandas diárias.
As dúvidas e medos ficam reprimidos na hora que a pessoa precisa enfrentar os problemas, mas quando ela vai descansar, entra em contato com esses sentimentos que foram contidos. Isso potencializa as preocupações, comprometendo a qualidade do sono.
Para o bom andamento da situação, depois de fazer o que for necessário, no momento em que está diante dos fatos, é necessário após manter certo distanciamento, para que o processo se encaminhe dentro de um fluxo, ou seja, SOLTAR a situação.
Pois uma condição que poderia representar um momento de reflexão, revela-se como dificuldade de enfrentamento. A falta de habilidade e de firmeza interior para lidar com os problemas pode levar a negação do que desagrada. A pessoa perde a autorreferência diante dos momentos difíceis. Ela não sabe o que cabe a ela própria e o que diz respeito aos outros, aquilo que é impossível controlar.
Em alguns momentos acha que precisa dar conta de tudo e resolver todos os problemas, com isso fica com grande temor e recorre a negação. Só consegue lidar com com o ocorrido mentalmente, nas horas que deveria estar dormindo.
Então faça o que estiver ao alcance, mas na hora que está de frente para a ocorrência, depois seriam preocupações inúteis para o andamento da situação. Geralmente ficar lembrando de um problema a noite, torna-se obsessão que provoca a insônia.
É preciso fortalecer-se para enfrentar as adversidades, parar de fugir ou negar os fatos nocivos do ambiente. Ser mais corajoso, destemido e ativo.
Vale lembrar que a vida proporciona os meios para nossa ação na realidade, as situações exteriores servem para a nossa inteiração com os fatos, só falta nossa disposição para agir e compreender o porquê das coisas estarem se apresentando dessa forma.
Meu trabalho como Terapeuta serve para te ajudar a compreender e superar as adversidades, tendo ganho de consciência, eliminando os bloqueios que geram problemas e sofrimento.
Saiba mais sobre como funciona a primeira consulta e nossos tratamentos.
Terapeuta Roberta Stival CRTH-BR 6141
Contato: (41) 98441-4927